No dia 5 de Dezembro passado, foi oficialmente aberta a exposição do Museu da Casa Grande sobre o tema “A Iª REPUBLICA NO CAMINHO DE FOZ CÔA” na vila de Cedovim.
Estiveram presentes os Senhores Engenheiro Gustavo Duarte e Dr. Paulo Donas Botto, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da Câmara, os membros da Junta de Freguesia de Cedovim, o Director do Museu da Casa Grande e Técnicos Sandra Naldinho e Paulo Moutinho, entre outros.
Foi descerrada no interior do edifício – Sede da Junta, uma placa em homenagem ao Grande Republicano Cedovinense João Conde, conterrâneo e companheiro de lutas do Dr. Pires de Vasconcelos, José Joaquim Marques de Chãs e Dr. Orlando Marçal de Foz Côa.
Pena foi que os descendentes de 3 Republicanos de Cedovim não tivessem cooperado o suficiente para dar brilho a esta exposição – Republicanos e Maçónicos, apesar da família hoje não admitir. Trata-se da família Saraiva de Castilho, sendo o mais velho (José Maria) oriundo de Almendra.
Esta exposição irá estar presente naquela vila durante todo o mês de Dezembro. Em Novembro esteve nas Chãs. Seguir-se-á, em Janeiro, Murça ou Mós do Douro.
O Senhor Presidente da Câmara, Engenheiro Gustavo Duarte salientou que esta e outras exposições irão ser concebidas para que possam percorrer as diversas freguesias, descentralizando assim as iniciativas culturais.
Por sua vez o Director do Museu da casa Grande disponibilizou-se a preparar outras exposições com esse objectivo.
Dr. António Sá Coixão
Sem comentários:
Enviar um comentário