quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mais uma pequena história ... O ALTAR DA CASA GRANDE



Ouvi contar que uma vez os de Foz Côa queriam vir buscar o Altar da Casa Grande para levarem para a Vila… mas que as mulheres de Freixo juntando-se, tocaram os sinos a rebate, levaram o Altar da Casa Grande para a Igreja para estar a salvo!
Passo a publicar uma carta, carta essa que lhe foi dirigida por um tal David de Vila Nova de Foz Côa em 7 de Agosto de 1917.

Ex.mo Padrinho
(Dr. António Cândido Pires de Vasconcelos)

7-8-1917
Que o seu estado de saúde continue bem são os meus desejos.
A sua Prezada carta de 4 só ontem 6 aqui chegou.
Em todo o caso tinha-se previsto o caso, mas não foi meu sogro mas sim o Dr. Aragão que foi à audiência, pois o correio vem sempre atrasado e o decreto só ontem chegou aqui com a nomeação.
Foram pontos José Félix e Júlio Correia, em separado dou nota dos quesitos e suas respostas.
Está convocada para Quinta-feira uma sessão extraordinária, creio que lhe pediram autorização por certo.
Porque o nosso amigo Marques das Chãs aqui tem que comparecer nesse dia, não sigo hoje para Vilar Formoso a fim de adquirir cereais, pois quero avistar-me com ele antes de sair, o que devo fazer na própria Quinta-feira.
Tem sido e continua a ser uma estopada, este caso de abastecer o Concelho, na incerteza ainda de conseguir efectuar esse desejo.
Sexta-feira tive um sério risco à integridade física, em Freixo, onde fui apreender o Altar que furtaram da Casa Grande.
A Guarda Republicana que eu havia requisitado não compareceu, os sinos tangeram a rebate e foi um inferno.
Voltarei ali acompanhado de força que se imponha, para conseguir efectivar a diligência que agora se não realizou.
Aí falaremos mais largamente.

Com os meus cumprimentos, creia-me afilhado e grato. David.

Desta carta apreendemos, de facto, que houve uma transferência do Altar da Capela da Casa Grande para a Igreja… que o Administrador de Foz Côa tentou repor a legalidade com a apreensão do mesmo para depois recolocar na Casa Grande… o que viria a ser feito mais tarde!

Contador: António do Nascimento Sá Coixão

Sem comentários: